sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Boas Festas, Feliz Natal e Próspero Ano 2019...


... são os votos da CPCJ de Barrancos para a Comunidade Barranquenha.
pormenor da lenha na praça da Liberdade, Barrancos
(Foto: JS, 20-12-2018)

terça-feira, 20 de novembro de 2018

sábado, 26 de maio de 2018

Encontro Nacional 2018 das CPCJ - decorreu na Figueira da Foz

A CPCJ de Barrancos esteve presente no Encontro Anual de Avaliação da Actividade das CPCJ, que decorreu na Figueira da Foz, entre 21 e 23 de maio de 2018.
A sessão de abertura, que decorreu no dia 21, segunda-feira, às 14h00, contou com a presença do ministro do Trabalho e Solidariedade Social, José Vieira da Silva, da Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, do presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, da presidente da CNPCJ, Rosário Farmhose, e da presidente da CPCJ da Figueira da Foz, Sandra Lopes.
Ao longo dos três dias foram muitos e variados os temas em discussão - Eduardo Sá, psicanalista e professor da U. Coimbra e Isabel Stilwell, jornalista, João Pedroso, do Centro de Estudos Sociais da U. Coimbra, Susana Atalaia, da U. de Lisboa,  Carlos Fernandes da Silva, psicólogo e prof. da U. Coimbra, Joaquim Manuel Silva, juiz de família e menores de Mafra, o mais aplaudido, Ana Tomas de Almeida,  U. do Minho, Teresa Sofia Castro, U. de Lisboa, Sofia Rasgado, da Centro Internet Segura e João Moura, comissário PSP.
No 20º aniversário da Comissão Nacional, que se comemorou no final da sessão do dia 21 de maio, estiveram presentes os cinco presidentes da CNPDPCJ, João Pedroso (1º) investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Edmundo Martinho (2º), atual provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dulce Rocha (3º), atual presidente executiva do Instituto de Apoio à criança,  Armando Leandro (4º), juiz conselheiro jubilado e a atual presidente da comissão, Rosário Farmhouse.
No encerramento do encontro, que decorreu ao final da manhã do dia 23, para além da presidente da CNPCJ, Rosário Farmhouse e do presidente da CM Figueira da Foz, João Ataíde estiveram Ana Sofia Antunes, secretária de estado de Inclusão de Pessoas com Deficiência e a ministra da justiça, Francisca Van-Dunem.
No âmbito do encontro, a CPCJ de Barrancos participou no espaço/exposição da mostra de projetos e atividades das 309 CPCJs, que esteve montada no Centro das Artes e do Espetáculo da Figueira da Foz.
O próximo encontro anual ficou agendado para Tavira, de 20 a 22 de maio de 2019. 
Abertura do encontro
Momento da leitura da Mensagem do Presidente da República
Espaço da Mostra da CPCJ Barrancos
a mascote "Mariano" da CNPCJ
Momento cultural do encerramento
(Fotos: JS, 21/23-05-2018)

sábado, 28 de abril de 2018

O Laço Humano Azul de Barrancos

O Laço Humano Azul foi construído pela Comunidade Barranquenha, na Praça da Liberdade, no passado dia 27 de abril, no âmbito da campanha Abril - Mês da Prevenção e dos Maus Tratos na Infância, promovida pela CPCJ Barrancos. 
A CPCJ de Barrancos expressa o seu agradecimento a todos os intervenientes, com destaque para os alunos, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Barrancos, bem como às entidades locais que associaram à iniciativa: à Câmara Municipal de Barrancos, que esteve representada pelo seu Presidente; à Junta de Freguesia de Barrancos; à Associação de Reformados de Barrancos; Francisco Chamorro; e ao Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.
Fotos: CMB, 27-04-2018

terça-feira, 10 de abril de 2018

Mês da prevenção dos maus tratos na infância - faixas com laços e mensagens

As faixas de lona com as mensagens alusiva à campanha já se encontram nas fachadas dos principais edifícios públicos: na CPCJ Barrancos, na sede dos Paços do Município de Barrancos (CMB); no Centro de Saúde de Barrancos; no Agrupamento de Escolas de Barrancos; na Creche de Barrancos e no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos.
A colocação das faixas decorreu em simultâneo em todos os locais, no passado dia 5 de abril, às 12h00.
sede da CPCJ Barrancos
Paços do Município de Barrancos
Quartel dos BVB
Creche de Barrancos
Agrupamento de Escolas de Barrancos/Jardim-de-infância
Centro de Saúde de Barrancos
(Fotos;: 06-04-2018)

terça-feira, 3 de abril de 2018

Abril - mês da prevenção dos maus tratos na infância - programa de Barrancos



Celebração do Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância – Abril 2018

O mês de Abril é assinalado em Portugal desde o início do século XXI, como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ de Barrancos), seguindo as sugestões da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ) aborda esta questão desde 2012.

Para assinalar a campanha de 2018, de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos, a CPCJ de Barrancos, com o apoio da Câmara Municipal de Barrancos, preparou três ações simbólicas (ver programa anexo), para desenvolver ao longo do mês:

- A colocação de uma faixa de lona na fachada de sete edifícios públicos, parceiros da CPCJ, com o laço azul e frases de apelo/sensibilização;
- A criação do Laço Humano na Praça da Liberdade, que decorrerá na mesma data/hora, em todo o território nacional;
- Ainda durante todo o mês de abril, nos sete serviços públicos onde será colocada a faixa/lona, a população poderá recolher um pequeno “Laço Azul”, símbolo da iniciativa.

As faixas de lona serão colocadas nas fachadas dos seguintes edifícios públicos: na CPCJ Barrancos, na sede dos Paços do Município de Barrancos (CMB); no Centro de Saúde de Barrancos; no Agrupamento de Escolas de Barrancos; na Creche de Barrancos; no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos e no posto da GNR.

O laço humano será “construído” pelos alunos, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Barrancos, membros da CPCJ e representantes das entidades locais parceiras. Para dar um caráter intergeracional, a Associação de Reformados de Barrancos associou-se à iniciativa, na qual poderão participar qualquer cidadão voluntariamente.

Neste caso, pela simbologia, o “laço humano” a construir na Praça da Liberdade, deverá ser filmado e fotografado para divulgação junto dos meios de comunicação social e instituições locais, regionais e nacionais.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Para apresentação da nova equipa nacional e regional

Com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência , 
Ana Sofia Antunes e Rosário Farmhouse, Presidente da CNPDPCJ